O instituto Data Popular, especializado em
entendimento dos consumidores das classes C/D/E escutou 15 mil mulheres
de todas as classes sociais, do Brasil inteiro, no primeiro trimestre
deste ano, para entender melhor como elas enxergam e se relacionam com a
beleza. O resultado é o estudo Mais Feminino – A beleza da mulher
brasileira.
O Brasil é hoje, o lar de 98,6 milhões de mulheres.
Juntas, elas devem movimentar R$ 738 bilhões ao ano, e naturalmente,
destinar fatia importante desse montante aos negócios relacionados aos
cuidados com a sua beleza. Dos R$ 53,5 bilhões estimados pelo instituto
em gastos com cuidados pessoais e da beleza, as mulheres devem alavancar
a maior parte.
De acordo com o estudo, a mulher brasileira
aprendeu a valorizar suas curvas e encontrar a sua real beleza dentro
dos padrões nacionais. O corpo moldado com mais curvas, e um pouco mais
de “carne”, mas sem exageros, é apontado como o ideal para quase 60% das
mulheres. Um corpo com o padrão de beleza das passarelas, bem magro e
retilíneo, foi indicado como “gostaria de ter” por apenas 8,4% das
entrevistadas.
No que diz respeito aos cabelos, as preferências
são um pouco mais equilibradas. Os cabelos lisos, compridos e com
volume, são considerados os mais bonitos por 39,7% e o mais sensual por
38,6% das entrevistadas. Em segundo lugar, os cabelos cacheados e
compridos, com 31,7% das entrevistadas o consideram o mais bonito e 32,4
o mais sensual dos tipos de cabelo. Em terceiro lugar, os lisos
escorridos e compridos, com 21,1% das indicações como o tipo mais bonito
e 20% como o mais sensual.
Mas, a pesquisa mostra também, que quando isoladas
as preferências apenas das mulheres negras, o resultado se inverte.
46,5% têm os cabelos cacheados como o mais bonito, colocando os lisos,
compridos e com volume em segundo lugar, com 29,5% das preferências.
Entre as mulheres não negras, 46,7% preferem os cabelos compridos, lisos
e com volumes; seguido por 24,1% que escolheram os cabelos lisos
escorridos e compridos.
As mulheres, na média, gastam mais com produtos de
beleza do que roupas e sapatos. Cinco em cada dez mulheres brasileiras
dão mais importância aos produtos de beleza hoje do que no passado.
Quando perguntadas sobre sapatos, a proporção é um pouco menor: cerca de
quatro em cada dez. Em relação ao vestuário, apenas três em cada dez.
Ao menos nas entrevistas, os atributos da escolha
pendem mais para o lado da qualidade do que o preço. 63,7% delas dizem
dar mais atenção à qualidade do que ao preço na hora de comprar seus
produtos de beleza. E 18,5% afirmam levar em conta apenas a qualidade. A
frequência de compra também é alta. 70% da base entrevistada admite
comprar produtos de beleza ao menos duas vezes por mês.
Na hora de escolher as marcas, a influência da indicação de
parentes e amigos é levada em conta por 68% das entrevistadas. Essa
influência também acontece em relação a indicação das lojas (não
necessariamente lojas especializadas em beleza), com 50% das mulheres
dizendo serem influenciadas na escolha do ponto de venda por indicações
de pessoas próximas.