segunda-feira, 11 de março de 2013

O PODER DO RISO

Não há quem não se sinta bem, mais leve, após uma boa e sonora gargalhada. O sentimento bom que você experimenta ao rir permanece, mesmo após o desaparecimento da risada. Talvez exista uma razão científica para essa sensação de bem-estar.
Há muitos anos os pesquisadores têm estudado essa relação e descobriram que o riso de fato faz bem à saúde. Melhora o humor, obviamente. Mas também reduz a ansiedade e o estresse. Descobriram ainda que o riso talvez esteja associado à criatividade e à estabilidade emocional. Quantos benefícios a partir de uma ação tão fácil e simples, não?!
O riso proporciona vantagens para sua saúde física, reduzindo a dor, pois libera endorfinas, melhorando a função imunológica porque diminuiu hormônios do estresse e aumenta a liberação de células e anticorpos que combatem a infecção, reduzindo a pressão arterial ao aumentar o fluxo sanguíneo.
E não apenas isso. O riso também traz benefícios sociais. Alguns deles:
- Fortalece as relações
- Atrai outros para nós
- Melhora o trabalho em equipe
- Ajuda a resolver os conflitos
- Promove a união do grupo
Mas se o riso não tem sido algo constante no seu cotidiano, tente a terapia do riso. Isso mesmo! Dá para iniciar assim:
1) Comece apenas sorrindo, apenas colocando um sorriso nos lábios, fazendo cara de feliz. Quando cruzar o olhar com alguém, pode ser um desconhecido, sorria. Você vai perceber que a grande maioria das pessoas retribui a gentileza com um... sorriso.
2) Conte suas conquistas, literalmente. Como? Faça uma lista delas. O simples ato de considerar as coisas boas em nossas vidas nos distancia de pensamentos negativos, que são uma barreira para o humor e o riso.
3) Quando você escutar alguém rindo, vá em direção ao som. Às vezes o humor e o riso são ações privadas, uma brincadeira comum entre um pequeno grupo de amigos, mas geralmente são ações públicas e as pessoas ficam felizes em compartilhar algo engraçado, porque lhes dá uma oportunidade de se alimentar do humor do outro.
4) Gaste tempo com pessoas divertidas. Elas riem com facilidade, tanto de si mesmos quanto dos absurdos da vida. São elas que, rotineiramente, encontram humor em eventos obscuros do dia-a-dia.
5) Responda a perguntas como: "Qual é a coisa mais engraçada que aconteceu comigo hoje? Esta semana? Na minha vida? "
6) Crie oportunidades para rir. Como?
- Assista a um filme engraçado ou um programa de TV divertido.
- Veja uma peça de comédia ou um standup
- Leia algo engraçado
- Procure pessoas engraçadas
- Compartilhe uma boa piada ou uma história engraçada
- Brinque com um animal de estimação
- Divirta-se com as crianças
- Faça algo bobo!
Um ótimo sorriso para você hoje! 

 Por:  Patricia Cerqueira