domingo, 20 de janeiro de 2008

Projeto Absurdo do Senador Tião Viana


Não vamos permitir nenhum ataque aos trabalhadores profissionais de saúde

O senador Tião Viana (PT-AC) apresentou um projeto de lei que altera a atual regulamentação do exercício de enfermagem e na prática acaba com a concessão de registros aos atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem e às parteiras. Ele diz que quer assegurar a esses profissionais acesso diferenciado aos cursos de graduação de nível superior em enfermagem, porém, diante da realidade do mercado e dos salários praticados, como se dará esta formação superior? Quem tem dinheiro para pagar? As empresas e o Estado vão subsidiar os cursos? Todos esses questionamentos o projeto não responde.

Se o projeto passar, a partir de 31 de dezembro de 2017, fica vedada a inscrição de auxiliares e técnicos de enfermagem e de parteiras nos conselhos regionais de enfermagem, ou seja, a partir desta data, em tese, esses profissionais “terão acesso diferenciado aos cursos para graduação de nível superior em enfermagem”.

Entendemos como importante a formação educacional, mas não se pode esquecer que os profissionais que atuam neste setor há muitos anos têm experiência e bons serviços comprovados. Será que proibindo que eles atuem se tem uma saúde de melhor qualidade? Em lugar de atacar os trabalhadores, por que o senador Tião Viana (PT-AC) não procura apresentar um projeto de saúde público que assegure atendimento adequado a todos e não apenas a quem tem dinheiro?

Queremos chamar a categoria a discutir este projeto e em breve ele estará na íntegra em nosso site (www.sindisaudeba.org). Vamos entrar em contato com as demais entidades do Ramo de Saúde, escolas, cursos técnicos etc. para verificar que ação conjunta podemos realizar para acabar com este absurdo e derrotar este projeto no Senado com pressão popular.

Entre em contato com a diretoria do SindiSaúde para debater quais são os passos que devemos dar para assegurar os empregos dos auxiliares e técnicos de enfermagem, responsáveis diretos pela qualidade no serviço de saúde oferecido em todos os hospitais.

Contamos com sua participação! Lute em legítima defesa!

Segunda Turma do Curso de Massoterapia Social


Nova turma em fevereiro,seja um profissional em massoterapia.
9104-5585/3326-1722/9977-9804
Rua da independencia 38/40 Nazaré
Apoio: Sindi +Saúde Rede privada
Figueiredo ou Luze