segunda-feira, 25 de março de 2013

MASSAGEM NOS PÉS É BOM?





Não há melhor maneira de tratar um amigo ou um ente querido do que fazer uma maravilhosa massagem nos seus pés doloridos. Veja como fazer alguém se sentir como se estivesse pisando nas nuvens! 

Mergulhe os pés em água quente por cerca de 10 minutos. Você pode desejar incluir algumas gotas do seu óleo essencial favorito (ou fazer o seu próprio!) ou sais de banho. Muitos preferem óleo de hortelã ou alfazema. Certifique-se de os pés estejam completamente secos antes de iniciar a massagem.


Aplique uma quantidade moderada de creme ou óleo nas mãos para aumentar a sensação de conforto. Certifique-se de que suas mãos estejam quentes. O óleo mineral não é absorvido pela pele, e pode ser facilmente limpo com uma toalha de papel.




  Comece massageando a parte superior, entre os ligamentos localizados na parte superior do peito do pé. Mova as suas mãos em direção ao tornozelo. Depois, continue a massagear a sola, primeiro suavemente, aumentando gradativamente a pressão.


Faça movimentos circulares com o polegar e os dedos sobre a sola, e use mais pressão na área do calcanhar e da base dos dedos. Comece a partir do topo e vá descendo. Não se esqueça das laterais.



Segure o pé com uma das mãos e utilize a outra para girá-lo, primeiro o tornozelo, e, em seguida, a parte logo abaixo dos dedos. Repita por cerca de 5 vezes em cada sentido.


Segure o pé com uma das mãos e pressione as articulações da outra mão (punho) sobre a sola aplicando uma pressão moderada. Dê atenção suficiente ao centro da sola.

Comece com o dedão do pé e vá trabalhando até o dedo mindinho, massageie cada dedo individualmente. Gire o dedo do pé entre o polegar e o indicador, á medida que for deslizando os seus dedos para baixo, aplicando uma leve pressão. Pressione suavemente a extremidade de cada dedo.


Deslize o seu dedo indicador entre cada dedo do pé cerca de 5 vezes. Para completar a massagem, use o polegar e os dedos fazendo, mais uma vez, movimentos circulares sobre a sola. Termine massageando a sola e o peito do pé.