segunda-feira, 20 de maio de 2013

APRENDA A SHANTALA, MASSAGEM QUE ALIVIA AS CÓLICAS E ACALMA OS BEBÊS.




Técnica serve de estímulo para o bebê aprender a controlar os movimentos.

Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele são os principais objetivos da técnica chamada de shantala. A massagem de origem indiana é aplicada pelas próprias mamães, em crianças com mais de um mês de idade. Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura do bebê e as articulações.

"A shantala é bastante interessante na fase em que o bebê ainda não tem controle sobre todos os movimentos do corpo, porque serve de estímulo. Quando ainda não rola, não senta, não engatinha", ressalta Cristina Balzano, fisioterapeuta e professora de shantala e ioga, que ensina o passo-a-passo da técnica no DVD Massagem para bebês, Shantala e Baby Yoga. Ela afirma, porém, que nada impede que a mãe continue fazendo a massagem depois dessa fase, dado o bem-estar proporcionado à criança.

A mãe só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal para deslizar as mãos e aprender os movimentos corretos para atingir objetivos como acalmar o bebê, eliminar gases, cólicas e prisão de ventre ou deixar o sono mais tranquilo. "Eu sempre indico o óleo vegetal para a massagem porque ele é mais fácil de ser absorvido pela pele do bebê. Normalmente, recomendo a versão de amêndoa pura e, nos casos de cólicas muito acentuadas, óleo com camomila".
Simples e tranquila
massagem bebê

Os movimentos da massagem são basicamente os mesmos. "Se quiser fazer uma massagem mais relaxante, é só fazer a série de forma mais suave e superficial. Mas, se a idéia é estimular o bebê, os toques precisam ser mais profundos e rápidos", diz Cristina.

O número de repetições é bem variável. A especialista na técnica conta que o ideal é fazer cada um deles por três vezes e aumentar esse número gradativamente, com, no máximo, 10 repetições, seguindo a aceitação do bebê. No entanto, Cristina alerta que é fundamental que a criança goste da massagem. "Ela precisa estar tranqüila e sem chorar. Só assim aproveita todas as vantagens do método". Para acertar a mão, certifique-se de que a criança já mamou há certo tempo e não está com fome. "O ideal é fazer a shantala meia hora depois de uma mamada", ensina a fisioterapeuta.

Já o momento do dia escolhido para a massagem varia com os hábitos do bebê. Se ele sente muita cólica na parte da tarde, por exemplo, é recomendável que a massagem seja feita de manhã, servindo como medida preventiva. No geral, o procedimento todo não leva mais de 20 minutos e pode ser feito (com, no máximo duas sessões diárias) todos os dias para que o bebê se adapte à técnica.
Confira o passo-a-passo dos movimentos da shantala

1- Sente-se com as pernas esticadas para frente e deite o bebê sobre elas. Comece fazendo uma limpeza energética, esfregando uma mão na outra, para que as palmas fiquem aquecidas. Faça essa fricção com as mãos no alto da sua cabeça, para que a energia flua. Inspire e mentalize energia positiva para o seu bebê.

2 - Faça um triângulo com as mãos e leve até a altura do peito do bebê (sem tocá-lo com a distância de um palmo). Separe as mãos e vá contornando todo o corpinho da criança, sem tocá-la, e expire. A cada contorno terminado, chacoalhe as mãos (como se elas estivessem molhadas e você quisesse eliminar o excesso de água). Repita o procedimento por três vezes, mantendo a respiração.

3- Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê).

4- Com as mãos bem relaxadas e os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize, horizontalmente, a mão esquerda até a axila de mesmo lado. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita.

5- Novamente, comece o movimento no centro do peito do bebê e, dessa vez, termine em cada um dos ombros dele.

6- Começando o movimento pelo centro do peito da criança, suba uma mão de cada vez (formando um X), até o final do ombro. Deixe seus dedos chegarem embaixo da orelha dele. Sempre que a massagem for feita em movimentos alternados, inicie pelo lado esquerdo do bebê, que é o lado mais receptivo.

7- Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade o movimento funciona como se o bracinho do bebê fosse uma corda, que você puxa para escalar uma parede.

8- Faça um movimento de rosca (uma torsão suave) com as duas mãos, iniciando pelo ombro e descendo até o pulso do bebê.

Saiba mais

Teste: você está preparada para ser mãe?
Maternidade ficou mais fácil
Cansada? Invista em bricadeiras leves

9- Apóie a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu polegar da outra para massagear a mãozinha dele, partindo do pulso e chegando até a ponta dos dedinhos.

10- Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê.

11- Aperte delicadamente os dedinhos do bebê, um a um, começando pelo polegar.

12- Faça um movimento com as suas mãos em concha, da base das costelas até o começo dos genitais dele. Essa técnica é ótima para aliviar as dores da cólica. Se as dores forem muito fortes, intensifique o movimento.

13- Segure as perninhas para o alto e, com o ante-braço, coninue massageando a região abdominal. Repita o mesmo movimento com as mãos.

14- Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o tornozelo do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento, como no passo 7.

15- Apóie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar, massageando a sola do pezinho.

16- Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por todo o pé do bebê, tanto a sola como o peito.

17- Aperte delicadamente os dedinhos do pé do bebê, um a um, começando pelo polegar.

VOCÊ SABIA QUE UMA MASSAGEM NA CABEÇA E NO PESCOÇO PODE REDUZIR DORES E ESTRESS? APRENDA FAZER!



Massagens servem para ajudar no processo de cura, aliviar o estresse psicológico, reduzir a dor e melhorar a circulação. A eficiência da massagem de cabeça indiana, conhecida como Massagem Champi (champi significa "cabeça" na língua hindu), é baseada em princípios da medicina alternativa - mais especificamente, no príncipio da melhoria do fluxo de energia, também conhecido como chakra. É uma técnica que os curandeiros Ayurvédicos usam há milhares de anos e que vem se tornando muito popular. Por que não aprender?

1- Procure um lugar livre de distrações. Peça ao voluntário que se sente e fique confortável. Explique o que irá fazer e peça a ele que o notifique se sentir qualquer dor ou desconforto. Posicione-se atrás dele, colocando as mãos sobre os seus ombros enquanto ambos respiram fundo.

2- Massageie os ombros.
Aperte o músculo trapézio gentilmente.
Começe perto do pescoço e desça até os ombros
Repita 3 vezes, aumentando ligeiramente a pressão a cada passada.
Traga as mãos de volta ao pescoço com os polegares extendidos e faça pequenos círculos com os polegares nos lados da coluna, logo abaixo do crânio.
Continue indo em círculos subindo o pescoço, até chegar no cabelo. Desça as mãos e repita mais 2 vezes.

3- Coloque os antebraços ao lado do pescoço e desça ambos em direção ao ombro, girando os pulsos. Levante os antebraços e afaste-os um pouco do pescoço. Repita. Quando chegar ao ombro, volte e repita mais 2 vezes.
Coloque os antebraços ao lado do pescoço e desça ambos em direção ao ombro, girando os pulsos.

4- Fique ao lado do voluntário, pondo uma mão na base do pescoço e segurando a testa gentilmente com a outra (para evitar que a cabeça caia para a frente). Com a mão de trás, separe o polegar do dedo indicador e comece a subir com a mão a partir da base do pescoço, sem fazer muita pressão sobre as vértebras. Quando chegar ao cabelo, pare e espere um momento, fazendo pressão leve na base do crânio. Desça a mão e repita o movimento. Você pode fazer movimentos circulares enquanto sobe se sentir que há muita tensão no local. Repita 5 vezes. Quando a mão chegar ao cabelo pela última vez, deixe-a lá.
Fique ao lado do voluntário, pondo uma mão na base do pescoço e segurando a testa gentilmente com a outra (para evitar que a cabeça caia para a frente).

5- Deixe que a cabeça caia para a frente devagar, sem forçar. Levante a cabeça de volta para a posição vertical gentilmente e continue para trás - mais uma vez sem forçar -, deixando que a cabeça se mova dentro do seu alcance normal. Repita 3 vezes, para a frente e para trás.
Deixe que a cabeça caia para a frente devagar, sem forçar.

6- Vá para trás do seu voluntário e solte o seu cabelo, se estiver preso. Passe um pouco de óleo para massagem próprio para os cabelos no escalpo, para evitar ferimentos. Com os dedos abertos, ponha as mãos nos dois lados da cabeça, com os dedos voltados para cima. Faça uma leve pressão e mova as mãos para cima como se estivesse passando shampoo, tentando manter a base da mão em contato com o couro cabeludo, assim como os dedos. Quando chegar ao topo, deixe que os dedos se levantem, fazendo uma tração suave com a base da mão. Abaixe as mãos e repita em outra área da cabeça. Faça de 4 a 5 repetições, cobrindo toda a cabeça.

7- Coloque uma mão na testa, para dar mais estabilidade, enquanto deixa a outra mão em contato com a parte de trás.
Coloque uma mão na testa, para dar mais estabilidade, enquanto deixa a outra mão em contato com a parte de trás.
Coloque uma mão na testa, para dar mais estabilidade, enquanto deixa a outra mão em contato com a parte de trás. Esfregue o couro cabeludo movendo a mão vigorosamente para frente e para trás. Continue cobrindo o máximo que conseguir e troque de mãos para fazer do outro lado.

8- Passe as pontas dos dedos pela cabeça. Faça isto por um minuto.

9- Passe os dedos pelo cabelo do voluntário da testa para trás. Ao passar pela última vez, mova a cabeça para trás ligeiramente, ponha os dedos na testa e mova-os pela linha do cabelo para as têmporas, fazendo pequenos círculos nas têmporas. Repita 3 vezes.
Passe os dedos pelo cabelo do voluntário da testa para trás.

10- Termine passando a mão levemente, começando na testa e indo para a nuca. Faça por um minuto, deixando a pressão mais leve no final, até que as mãos desencostem da cabeça.
Termine passando a mão levemente, começando na testa e indo para a nuca.

VOCÊ SABE O QUE É SINUSITE ? SERÁ QUE TEM CURA? SABE QUAL O TRATAMENTO?




Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.

O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

Sintomas

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

a) Sinusite aguda

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

b) Sinusite crônica

Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Recomendações

* O mais importante é diluir a secreção para que seja eliminada mais facilmente;

* Na vigência de gripes, resfriados e processos alérgicos que facilitem o aparecimento de sinusite, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de duas a três gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa.

* Para cada litro d’água fervida, acrescente uma colher de chá (9 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz;

* Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções;

* Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face;

* Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.

domingo, 19 de maio de 2013

APLICATIVO PARA ANDROID!

Esta é uma ferramenta que tem como finalidade oferecer dicas de saúde, massagens, calendários de vacinas, orientações importantes sobre prevenção e qualidade de vida.

universo.mobi/gente_que_cuida_de_gente
universo.mobi/gente_que_cuida_de_gente