segunda-feira, 20 de maio de 2013

VOCÊ SABIA QUE UMA MASSAGEM NA CABEÇA E NO PESCOÇO PODE REDUZIR DORES E ESTRESS? APRENDA FAZER!



Massagens servem para ajudar no processo de cura, aliviar o estresse psicológico, reduzir a dor e melhorar a circulação. A eficiência da massagem de cabeça indiana, conhecida como Massagem Champi (champi significa "cabeça" na língua hindu), é baseada em princípios da medicina alternativa - mais especificamente, no príncipio da melhoria do fluxo de energia, também conhecido como chakra. É uma técnica que os curandeiros Ayurvédicos usam há milhares de anos e que vem se tornando muito popular. Por que não aprender?

1- Procure um lugar livre de distrações. Peça ao voluntário que se sente e fique confortável. Explique o que irá fazer e peça a ele que o notifique se sentir qualquer dor ou desconforto. Posicione-se atrás dele, colocando as mãos sobre os seus ombros enquanto ambos respiram fundo.

2- Massageie os ombros.
Aperte o músculo trapézio gentilmente.
Começe perto do pescoço e desça até os ombros
Repita 3 vezes, aumentando ligeiramente a pressão a cada passada.
Traga as mãos de volta ao pescoço com os polegares extendidos e faça pequenos círculos com os polegares nos lados da coluna, logo abaixo do crânio.
Continue indo em círculos subindo o pescoço, até chegar no cabelo. Desça as mãos e repita mais 2 vezes.

3- Coloque os antebraços ao lado do pescoço e desça ambos em direção ao ombro, girando os pulsos. Levante os antebraços e afaste-os um pouco do pescoço. Repita. Quando chegar ao ombro, volte e repita mais 2 vezes.
Coloque os antebraços ao lado do pescoço e desça ambos em direção ao ombro, girando os pulsos.

4- Fique ao lado do voluntário, pondo uma mão na base do pescoço e segurando a testa gentilmente com a outra (para evitar que a cabeça caia para a frente). Com a mão de trás, separe o polegar do dedo indicador e comece a subir com a mão a partir da base do pescoço, sem fazer muita pressão sobre as vértebras. Quando chegar ao cabelo, pare e espere um momento, fazendo pressão leve na base do crânio. Desça a mão e repita o movimento. Você pode fazer movimentos circulares enquanto sobe se sentir que há muita tensão no local. Repita 5 vezes. Quando a mão chegar ao cabelo pela última vez, deixe-a lá.
Fique ao lado do voluntário, pondo uma mão na base do pescoço e segurando a testa gentilmente com a outra (para evitar que a cabeça caia para a frente).

5- Deixe que a cabeça caia para a frente devagar, sem forçar. Levante a cabeça de volta para a posição vertical gentilmente e continue para trás - mais uma vez sem forçar -, deixando que a cabeça se mova dentro do seu alcance normal. Repita 3 vezes, para a frente e para trás.
Deixe que a cabeça caia para a frente devagar, sem forçar.

6- Vá para trás do seu voluntário e solte o seu cabelo, se estiver preso. Passe um pouco de óleo para massagem próprio para os cabelos no escalpo, para evitar ferimentos. Com os dedos abertos, ponha as mãos nos dois lados da cabeça, com os dedos voltados para cima. Faça uma leve pressão e mova as mãos para cima como se estivesse passando shampoo, tentando manter a base da mão em contato com o couro cabeludo, assim como os dedos. Quando chegar ao topo, deixe que os dedos se levantem, fazendo uma tração suave com a base da mão. Abaixe as mãos e repita em outra área da cabeça. Faça de 4 a 5 repetições, cobrindo toda a cabeça.

7- Coloque uma mão na testa, para dar mais estabilidade, enquanto deixa a outra mão em contato com a parte de trás.
Coloque uma mão na testa, para dar mais estabilidade, enquanto deixa a outra mão em contato com a parte de trás.
Coloque uma mão na testa, para dar mais estabilidade, enquanto deixa a outra mão em contato com a parte de trás. Esfregue o couro cabeludo movendo a mão vigorosamente para frente e para trás. Continue cobrindo o máximo que conseguir e troque de mãos para fazer do outro lado.

8- Passe as pontas dos dedos pela cabeça. Faça isto por um minuto.

9- Passe os dedos pelo cabelo do voluntário da testa para trás. Ao passar pela última vez, mova a cabeça para trás ligeiramente, ponha os dedos na testa e mova-os pela linha do cabelo para as têmporas, fazendo pequenos círculos nas têmporas. Repita 3 vezes.
Passe os dedos pelo cabelo do voluntário da testa para trás.

10- Termine passando a mão levemente, começando na testa e indo para a nuca. Faça por um minuto, deixando a pressão mais leve no final, até que as mãos desencostem da cabeça.
Termine passando a mão levemente, começando na testa e indo para a nuca.