terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BENEFICIOS DA MASSAGEM NA TERCEIRA IDADE




Com o aumento da esperança média de vida, a população idosa aumenta. A massagem pode trazer beneficios fisicos e mentais a essa população, pois massajar o corpo pressionando determinados pontos com uma certa intensidade (maior ou menor, conforme o caso), não só aumenta a elasticidade da pele e dos movimentos, como pode eliminar dores, desde as resultantes de musculos contraidos ás provocadas por problemas com origem em orgãos profundos.
Aplicar massagem terapeutica em idosos é tão gratificante quanto exigente, tratando-os com a dignidade merecida, ainda que o seu nível de consciência possa apresentar diversos graus de alterações.
Existem dois tipos de idosos: Aqueles que tem uma alimentação equilibrada e um estilo de vida activa. Estes podem usufruir a massagem como uma terapia complementar á sua vida saudável.
Outros, além dos problemas normais da idade, sempre possuiram hábitos de sedentarismos não fazendo exercicio fisico. A falta da actividade fisica diminui a circulação sanguinea e linfática, originando um aporte de oxigénio mais baixo e que poderá ser a causa de necrose célular.
O isolamento é um poderoso factor de risco para o idoso e aqueles que já tem a saude debilitada beneficiam grandemente com a massagem pela sua elevada eficácia devido ao facto de desafiar emocional e fisicamente os idosos.
A grande maioria da população idosa é sedentária, muitas vezes devido a dolorosas artroses, dificuldades de equilibrio ou problemas relacionados com circulação sanguinea.
Para estas situações a promove:

- o aumento da circulação sanguinea
- o aumento da circulação linfática
- o alivio da dor
- redução do stress e da ansiedade
- aumento da amplitude da mobilidade articular
- melhoria nos padrões de sono
- possível melhoria sintomatológica na doença de Alzheimer
A importância da massagem no idoso é a certeza de que, pelo menos uma vez por semana receberá uma atenção totalmente dedicada ao seu cuidado individual, o que o fará sentir-se único e valorizado ou seja a auto-estima melhora.
As necessidades específicas de cada idoso, requeremás vezes algumas modificações na metodologia e técnica de massagem. È o caso, por exemplo dos doentes acamados, com doença crónica (ex: artrite, diabetes, epilepsia, asma, etc.), com deficiência visual e autitiva, deficiências fisícas e problemas psicológicos.
Na massoterapia podemos aplicar o METODO CYRIAX. Trata-se de um método aplicado tanto para o esqueleto axial (coluna vertebral) quanto para o apendicular (articulações periféricas), analisando sinais principalmente periféricos. Neste tratamento utilizam-se vários métodos como infiltrações, massagem transversa profunda, mobilizações ou manipulações. Esta metodologia também é muito utilizada na massagem desportiva de recuperação.

Também podemos aplicar o MÉTODO ISO-STRETCHING que é caracterizado como uma ginástica postural global que visa fortalecer, por meios de exercicios direcionados aos diferentes grupos musculares de sustentação corporal. Sendo um método com recurso a alongamento isométrico consegue promover contracção da musculatura sem mover as articulações, como exemplo: levantar a perna sem flectir o joelho – é uma isometria ao quadricipete.
Desta forma, o risco de lesões ao realizar um exercicio é nulo e melhora a postura, diminuindo as tensões musculares, aumentando a força muscular e melhorando a qualidade de vida. (imagens)
Além destas técnicas, salientar também a Reflexologia.
A reflexologia é um conjunto de manobras e técnicas que se assemelham á massagem nos pés, que trabalha com energias subtis, revitalizando o corpo de forma que os mecanismos naturais possam melhorar. A massagem nas areas reflexas dos pés estimula o sistema imunologico e outros mecanismos de auto-equilibrio organico, auxiliando-o preventivamente nas ocorrências de disturbios potenciais.
Como já foi referido anteriormente as doenças reumáticas nos idosos são uma designação que engloba um grande numero de doenças proprias do sistema locomotor ou de doenças globalizantes de outros orgãos que podem manifestar-se nos ossos e articulações. A principal doença reumatologica é a artrose e tem, em regra o seu inicio a partir da quarta década de vida, mas na verdade os idosos sofrem mais de doenças do foro degenerativo do que de doenças do foro reumatismal. Aqui a reflexologia também ajuda o idoso quando a inflamação existe nas articulações aplica-se pressão directa na area reflexa podal ou nas mãos trabalhando-as firme e constante até acalmar a dor.
Não podemos esquecer que com a idade advêm alterações fisiológicas que atrapalham o idoso no seu dia-a-dia diminuindo a sua autonomia e consequente qualidade de vida. Referimos:
- Diminuição dos reflexos
- Perda de massa muscular e diminuição de contracção muscular máxima
- Depressão
- Sensação de abandono
- Falta de motivação
- Imobilidade forçada
- Carência de apoio social
- Perda da actividade laboral
- Perda da capacidade de assegurar os seus cuidados básicos
- Incontinência urinária e/ou fecal.
- Alterações metabólicas (osteoporose, desequilibrio electrolitico).
Como podemos ajudar a minimizar os problemas atrás referidos?
Na vertente profissional poderemos dispor os recursos tecnicos que quase sempre limitados mas... de efeitos muitas vezes espectaculares.
A drenagem linfática poderá aliviar as dores provocadas pelos edemas de estase ou de origem cardiaca nos membros inferiores.
A massagem de activação circulatória poderão reduzir as dificuldades da circulação de retorno.
A massagem de relaxamento poderá resolver dolorosas contracturas musculares, e as manobras dirigidas ás zonas mais doridas, proporcionando ao idoso momentos de melhor disposição fisica e psicologica.
O massoterapeuta, conforme os casos que se apresentem, poderá sugerir algumas actividades, exercicio fisico e uma alimentação equilibrada que irá ajudar o idoso a ter uma melhor qualidade de vida.
Para a osteoporose, e como sabemos, as mulheres são as mais afectadas devido ás alterações hormonais perimenopausicas que estão na etiologia da necessidade de suplementar o calcio durante a gravidez e após a menopausa. Nestas épocas os niveis de calcio no sangue diminui e o organismo retira-o do seu local de armazenamento fisiologico,os ossos. Estes ficam porosos, frágeis e quebradiços, e para retardar este mecanismo deverá ingerir alimentos ricos em calcio e “trabalhando” os musculos para fortalecer também o tecido osseo.
O exercicio fisico é reforçar a musculatura para compensar a fragilidade do osso e estimular a multiplicação das células que o formam, os osteoblastos.
Na população idosa e em caso de estar instalada uma osteoporose comprovada deverá ser consultado o médico antes de começar qualquer actividade fisica ou desportiva, de manutenção como jogging ou ciclismo.
Exercicio para a coluna vertebral: (fazer 9 vezes cada exercicio)
* Sente-se na borda de uma cadeira. Endireite a coluna erguendo lentamente o tronco para cima. Descontraia.
* Pouse agora as mãos atrás de si na cadeira. Apoie-se no assento e endireite a coluna. Descontraia.
* Pouse as mãos nas coxas com os dedos virados para dentro. Exerça pressão com as mãos sobre as coxas, uma de cada vez, e tente contrair a pressão levantando a coxa sobre a qual está a fazer força.
Exercicio para as pernas e abdominais:(fazer quantas vezes quiser. Deve fazer pausa 30s em cada minuto de exercicio:
* Deite-se de costas num tapete de ginástica. Afaste ligeiramente as pernas e pouse os braços no chão ao longo do corpo. Apoie levemente os braços e os ombros contra o chão. Tente manter o corpo colado ao chão. Flicta alternadamente as pernas levando os joelhos em direcção ao peito, e depois acelere o movimento.
* Ponha-se de pé e marque passo vigorosamente, acelerando o passo.
Pode fazer estes exercicios ao ar livre, não só fortalecem os musculos das pernas, como ainda arejam melhor os pulmões de ar, logo de oxigénio.

Cuidados nas tarefas domésticas e trabalhos manuais:

Aspirar e varrer: O cabo da vassoura ou do aspirador deve ser suficientemente comprido para que possa trabalhar sem ter de se inclinar para a frente. Mantenha o corpo bem direito enquanto varre ou aspira.Quando aspira passe a mangueira pelo seu ombro.

Passar a ferro: Alterne tantas vezes quantas lhe for possivel as posições de sentada e de pé. A altura ideal da tabua de passar a ferro é ao nível das ancas. Não se incline para a frente, em vez disso adapte a tabua á sua altura, os ombros devem estar descontraidos e não levantados.

Trabalhos Manuais: tricotar, costurar ou bordar são actividades que exigem um esforço grande da coluna. Procurar a posição de sentada que mais lhe convém protegendo a região lombar com uma almofada pequena entre as costas e o encosto do sofá
O Massoterapeuta deve estar sempre atento que o idoso está diminuído nas suas funções fisicas, suporta as suas dores e, está consciente da proximidade do fim de vida, é uma carga muito pesada, o carinho ou o abandono decidem definitivamente entre a vida e a morte.
Por isso um sorriso, um beijo e um abraço produzem no idoso, tal como ocorre numa criança o milagre de desejarem continuar a viver.

Muitas coisas ficaram por dizer, mas estarei disponivel para eventuais esclarecimentos que necessitem.
Falarei brevemente de doenças reumáticas e iniciarei pela osteoartrite, é a forma mais comum da artrite como a via final comum de muitos processos articulares patológicos e o beneficio da massagem nestas doenças.
Colaboração de Dr. José Ribeiro e Cunha
Créditos:
K.Kutty, R.Schapira, J.Ruiswyk -ED Guanabara - “Tratado de Medicina Interna”
ED Portuguesa Reader's Digest - “Ossos, Músculos & Articulações Saudáveis”
ED Portuguesa Reader's Digest - “15 minutos Por Dia Pela Sua Saúde”
M.Braun, S.Simonson – ED Manole - “Massoterapia”